Pular para o conteúdo
Início » O que é um infográfico e como usar?

O que é um infográfico e como usar?

Imagem por mohamed Hassan do Pixabay

Um infográfico é usado para processar visualmente e explicar relacionamentos complexos. Dessa forma, tópicos difíceis podem ser transmitidos com mais facilidade. Os infográficos também são úteis na Internet para liberar o conteúdo e tornar a experiência do usuário em uma página mais agradável.

Definição

Um infográfico é uma ilustração que retrata relações e fatos difíceis de maneira pictórica e simplificada. O usuário também pode usar um infográfico para questões complexas verificadas rapidamente e entender.

O que torna um bom infográfico?

Com um bom infográfico, você atrai o usuário para o gráfico que o guia pelo próprio tópico. Para isso, o gráfico deve ser claramente apresentado e o fluxo de informações deve ser autoexplicativo.

Para poder simplificar visualmente a complexidade do tema, você deve pesquisar o tema extensivamente para decidir quais informações são relevantes para o gráfico e quais você pode oferecer com mais detalhes em outro lugar.

O gráfico em si deve ser autoexplicativo. Se achar que precisa explicar o gráfico com mais detalhes com uma descrição, você deve revisá-lo novamente. Idealmente, um infográfico deve ser autoexplicativo e ser capaz de transmitir todas as informações importantes, mesmo sem o contexto – por exemplo, o site.

Onde você pode usar um infográfico?

Os tipos mais populares de infográficos incluem mapas. Por exemplo, um que simplifica os contextos locais, como o mapa de um sistema de metrô. Conheça aqui alguns exemplos de infográficos

Existem também mapas que mostram relações temporais, relações genealógicas, como árvores genealógicas ou um organograma – a organização de uma empresa ou instituição.

Diagramas que elaboram dados estatísticos, ilustram vantagens e desvantagens, oportunidades ou riscos ou mecanismos de ação e reação são áreas nas quais um infográfico pode ser usado.

Quais são as desvantagens de um infográfico?

As vantagens de tal ilustração são óbvias: você pode compreender de forma rápida, simples e fácil uma grande quantidade de informações complexas. Além disso, é mais fácil para muitas pessoas memorizar os fatos se puderem registrar as informações graficamente além do texto.

Mas um infográfico sempre tem a desvantagem que apresenta informações em um resumo forma e que os meios de simplificação que a informação é perdida. O possível conteúdo informativo de um infográfico é automaticamente limitado, para criar um infográfico você não precisa mais ser um especialista na área de design gráfico.

Hoje, há uma infinidade de programas gratuitos e pagos que também permitem que leigos criem gráficos.

Ferramentas conhecidas são, por exemplo:

  • infogr.am
  • PiktoChart
  • Wordle

Como você pode usar infográficos para seu trabalho de SEO?

Para a otimização do seu conteúdo, os infográficos são uma boa maneira de liberar o conteúdo do seu site e torná-lo mais fácil de entender. Um bom infográfico não apenas transmite as informações de maneira mais fácil e atraente do que uma quantidade comparável de texto, mas também afrouxa sua página visualmente.

Como um infográfico deve ser compreensível, independentemente da página em que foi originalmente apresentado, ele também é adequado para compartilhamento na Internet e nas redes sociais. Vinculando você mesmo o gráfico ou especificando sua origem nele como uma fonte, ele é particularmente adequado para o seu marketing de conteúdo.

Se você usa um gráfico em seu site, é importante ter em mente que os motores de busca não podem avaliá-lo por conta própria. Para indexar uma página, Google, Bing e co usam os chamados crawlers, que coletam informações na página e as disponibilizam para o algoritmo como um fator de classificação para a página.

No entanto, esses rastreadores só entendem personagens, não imagens. Portanto, para que eles entendam o conteúdo de um infográfico, você precisa atribuir as tags ALT corretas. Esta é a informação no fundo da página que mostra o conteúdo de um gráfico ou outro arquivo de imagem como texto.

Infográficos e backlinks

O principal mecanismo de pesquisa na Alemanha e na maioria dos outros países é o Google. A empresa descobriu que muitos infográficos agora estão sendo criados apenas para fins de marketing.

Para que gráficos inferiores ou confusos não possam influenciar positivamente o PageRank de uma página, servindo como fonte de backlinks, o Google anunciou que dará menos peso aos links relacionados a infográficos no futuro.

Portanto, é muito importante para você indicar sua página como fonte no gráfico para continuar gerando tráfego orgânico através de seus gráficos.

Conclusão

Um bom infográfico dá muito trabalho. Requer uma pesquisa cuidadosa e é demorado para criar. Mas vale a pena! Um bom gráfico aumenta consideravelmente o valor agregado do seu conteúdo para os usuários. E usuários satisfeitos são o pré-requisito para um link building natural.

Apesar da desvalorização do Google, você não deve se esquecer de criar um bom infográfico e distribuí-lo na internet. Um bom gráfico transmite competência e seriedade aos usuários.