Pular para o conteúdo
Início » 9 Dicas para você empreender online

9 Dicas para você empreender online

Imagem por Jess Foami do Pixabay

Começar um negócio é um sonho e um tabu para muitas pessoas. Por um lado, se muitas pessoas querem alcançar uma determinada independência financeira e construir assim a sua empresa, muitos se preocupam sobre se der errado, principalmente financeiramente e operacionalmente. Por conta disso, o empreendedorismo digital é uma excelente opção interessante para diversas pessoas.

A tecnologia nos permite planejar, gerenciar e até mesmo administrar uma pequena empresa inteira com apenas um computador conectado à internet, o que garante baixo investimento e controle de processos.

Para dar mais segurança aos que querem se tornar empreendedores digitais, reunimos neste artigo algumas dicas muito importantes para você que deseja iniciar um negócio que, quem sabe, possa realizar seus sonhos no médio prazo ou mesmo no curto prazo.

Além dessas dicas, indicamos que você faça um Curso de Espanhol ou de inglês com o objetivo de entrar na área do empreendedorismo.

Faça seu marketing digital e mídias sociais funcionarem

Aprenda a usar as redes sociais a seu favor criando um perfil em uma plataforma relacionada ao seu serviço ou produto. Você deseja mostrar imagens de produtos?

Além do Instagram, também vale muito a pena criar conteúdo no Facebook, TikTok e no WhatsApp.

Sempre busque aumentar a sua presença dentro do campo online através de um bom site oficial da sua empresa com um bom layout e programas.

Busque aprender a usar o seu marketplace e as ferramentas de gestão gratuitas como MercadoLivre, Magazine Luiza, Elo7, WhatsApp Business, Marketup, entre outros.

Crie sempre anúncios digitais que busquem vender produtos dentro de plataformas, como, por exemplo: Google Ads, Facebook Ads e muito mais.

Tenha espelhamento em outros empreendedores

Além de prestar atenção em seus concorrentes, busque sempre se inspirar e compartilhe experiências com outros empreendedores digitais que estão fazendo sucesso atualmente.

Atenção: não copie exatamente a forma que os seus concorrentes trabalham, para que não transmitam uma imagem desonesta ou sem originalidade. O objetivo aqui é aprender com as experiências dos outros e descobrir como você pode alcançar os melhores resultados para a sua empresa com suas próprias estratégias e pontos fortes.

Compartilhe sua experiência

Organize webinars e faça vídeos no YouTube, todos acessíveis gratuitamente, para envolver seu público e mostrar melhor a qualidade de seus produtos. Também vale a pena ver e ser notado participando de eventos do seu setor, ou seja, conversando com empreendedores dispostos a compartilhar suas experiências. Como empreendedor, você novamente aprenderá muito e expandirá seus horizontes.

Planeje a jornada do cliente

Podemos destacar que um funil de vendas é uma simulação da jornada do comprador, é durante esse momento em que ele encontra sua empresa até o checkout. É uma ferramenta importante para entender onde ele pode se afastar da compra, onde pode comprar mais, onde pode ver e comprar o produto, como é essa comunicação e assim por diante. Podemos destacar que é aqui que vamos resolver os problemas, melhorar a experiência do público e até mesmo expandir leads (leads).

Teste tudo o que envolve negócios

Peça para seus amigos comprarem, visualizem ou simulem a compra dos seus produtos e serviços e, veja se tudo deu certo. Teste também a qualidade da publicidade digital, todos os canais de atendimento, o próprio produto. Após o teste, anote todos os seus pontos fortes e fracos e como as coisas podem melhorar. Cada nova entrada, um novo anúncio ou um novo produto.

Cuidar dos relacionamentos

Quando o assunto é atendimento, o empreendedor precisa entender não apenas sobre as necessidades e dores de seu público, mas também sobre os seus fornecedores, empresas e prestadores de serviços.

Por isso, invista na construção de bons relacionamentos com todos, ouça mais e tente melhorar através do feedback para melhor pavimentar sua carreira; afinal, gentileza gera gentileza. Para o público, não ignore todos os canais de atendimento que você divulga.

Persistente

Iniciar um negócio é algo difícil, até porque criar um negócio digital é muito fácil e a concorrência é muito mais alta. Então, se você seguiu todas as dicas acima, não deixe de acreditar no seu potencial. É claro que, se os retornos forem muito menores do que o esperado, ou se o dinheiro disponível começar a diminuir, pode valer a pena reconsiderar e refazer seu plano de negócios.

É importante entender tudo ao seu redor e não parar de trabalhar se houver oportunidades de crescimento.

Padronizar negócios

Muitos empresários cometem até o erro de abrir um CNPJ com o objetivo de começar a trabalhar. Uma empresa informal ou até um MEI podem incorrer em diversos problemas, como, por exemplo, não conseguir algum determinado crédito para comprar materiais ou pagar fornecedores.

Busque sempre ficar longe de questões tributárias que possam causar algum tipo de desconfiança pública. Busque sempre se conectar com agências e entidades como Receita Federal e Sebrae com o objetivo de aprender a fazer negócios de forma simples.

Atualize-se constantemente no mercado

É normal que todos os dias surgem novas empresas que tendem a se tornar seus concorrentes ou até mesmo em tornar o seu nicho de negócios obsoleto. Por outro lado, inovações tecnológicas, novidades e serviços podem ser oportunidades para tornar seu negócio ainda mais barato ou melhor.Portanto, sempre fique de olho dentro das novidades do mercado digital e aprenda sempre com elas. Acompanhe sites, Curso de Maquiagem, redes sociais e influenciadores dentro do seu nicho de negócios.