Como escolher um escritório de coworking

Passamos a maior parte de nossas horas de vigília no trabalho. Quer você seja proprietário de uma empresa, freelancer ou empreendedor, é importante escolher um escritório de coworking que o faça sentir energizado e produtivo. Mas com tantos espaços de escritório compartilhados para escolher, como você pode ter certeza de que escolheu aquele que é certo para você?

Escolhemos as coisas mais importantes a considerar ao escolher um escritório de coworking, para que você possa verificá-las na próxima vez que fizer compras: 

1. Localização

Um longo trajeto é a segunda coisa que os brasileiros mais odeiam no dia a dia (logo após o trabalho doméstico). Com o tráfego de Ribeirão Preto, etiqueta única ao dirigir, escolher um escritório de coworking perto de onde você mora, ou com opções de transporte público nas proximidades, vai economizar o estresse, o tempo e o dinheiro do combustível. 

A proximidade do escritório de coworking com lojas e restaurantes também é algo que você deve considerar para opções convenientes de almoço e happy hour.  

Veja: O que é um endereço fiscal?

2. Comunidade

Oportunidades de colaboração são provavelmente a maior vantagem de trabalhar em um espaço de escritório compartilhado. Você nunca sabe quando encontrará seu próximo cliente, parceiro criativo ou amigo de ioga nos espaços comuns. 

Ao olhar para escritórios de coworking, preste atenção ao que eles oferecem para promover conexões entre os membros. Eles têm uma área comum? Eles organizam eventos onde você pode encontrar outros membros da comunidade? 

Outra coisa a se considerar é em quais profissões os outros membros da comunidade trabalham e se suas habilidades serão adequadas para oportunidades de parceria. 

3. Meio ambiente

Você já entrou em um lugar e sentiu uma “vibração”? Sentimentos viscerais são algo que subestimamos – eles nos dizem coisas importantes que não podemos necessariamente ver, mas sentir. 

Ao visitar escritórios de coworking, preste atenção na vibração que você obtém do ambiente. Existe iluminação natural? As pessoas parecem felizes? Como é a cultura? Provavelmente, um espaço compartilhado onde você se identifica com a cultura é aquele onde você será mais feliz e mais produtivo. 

4. Tipos de escritório

Agora, para o lado prático das coisas: você precisa encontrar um espaço que acomode o que você precisa para trabalhar. Se seu trabalho exige um espaço privado, mesa flexível ou uso de sala de conferência, certifique-se de que o escritório de coworking escolhido tenha essas opções. 

Se você é um profissional criativo que faz filmes ou tirar fotos, você pode querer procurar um escritório de coworking que tenha estúdios e instalações de pós-produção onde você pode produzir seu trabalho (o Bee Work passa a ser o único escritório de coworking em Ribeirão Preto que oferece instalações de produção internas com serviço completo). 

5. Facilidades

Diferentes escritórios de coworking oferecem sua própria combinação de comodidades, então certifique-se de que aquele que você escolher oferece as comodidades de que você precisa. Crie uma lista de amenidades não negociáveis ​​que você precisaria em um escritório de coworking e verifique-as quando estiver fazendo compras. 

Alguns recursos a serem considerados:

  • Wi-Fi de alta velocidade;
  • Recepção com equipe;
  • Impressoras coloridas;
  • Animais de estimação ;
  • Café grátis ;
  • Acesso 24/7;
  • Armários;
  • Telefones.

6. Despesas

Por fim, certifique-se de encontrar um escritório de coworking que se enquadre no seu preço. Quase todos os escritórios de coworking oferecem níveis variados de privacidade e tamanhos de escritório para que você possa encontrar a opção que se adapta às suas necessidades e orçamento.

John Leite

View more posts from this author